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Uma apostasia e um retorno a ideais cris- tão-mórbidos e obscurantistas?
Seria um secreto, pérfido, vulgar, a si mesmo talvez inconfesso instinto de apequenamento do homem?
Talvez eu jamais tenha lido algo a que dissesse "não" de tal modo, sentença por sentença, conclusão por conclusão, como a esse livro: sem traço de irritação ou impaciência, porém.
Os mais antigos filósofos souberam dotar sua existência e sua aparência de um sentido, uma base e um fundo em razão dos quais os outros aprendiam a temê-los: examinando mais precisamente, fizeram-no por uma necessidade ainda mais fundamental, para alcançar temor e reverência diante.
Mas receio que sempre ocorreu o contrário; e assim recebemos deles, desde o início, 93 genealogia DA moral definições em que, como na famosa definição que Kant ofe- rece do belo, a falta de uma mais sutil experiência pessoal aparece na forma de um grande.Ubi exultem, spectans tot et tantos reges, qui in coelum recepti nuntiabantur, cum 40 primeira dissertaÇÃO ípso ave et ípsís suis testibus in ímis tenebrís congemes- centes!De resto, cautela para não tomar de ante- 23 genealogia DA moral mão os conceitos "puro" e "impuro" de maneira demasiado ampla ou demasiado rigorosa, ou mesmo simbólica: os conceitos da humanidade antiga foram inicialmente com- preendidos, numa medida para nós impensável, de modo grosseiro.No ideal ascético são indicadas tantas pontes para a independência, que um filósofo não consegue ouvir sem júbilo e aplauso interior a história des- ses homens resolutos que um dia disseram Não a toda ser- vidão e foram para um deserto qualquer: mesmo supondo que.Mas eu não suporto todos esses per- cevejos coquetes, cuja ambição é insaciável em farejar o infi- nito, até por fim o infinito cheirar a percevejos; não gosto desses túmulos caiados que parodiam a vida; não gosto des- ses fatigados e consumidos que se revestem.30 Goethe afirmou que existem apenas 36 situações trágicas: nisto percebemos, se ainda não o sabíamos, que Goethe não foi um sacerdote ascético.(12) "Amor aos inimigos alusão ao Novo Testamento (Mateus, 5, 43-4).Os doentios são o grande perigo do homem: não os maus, não os "animais de rapina"."Que significa toda seriedade?" - esta pergunta, ainda mais fundamental, apa- rece já aqui em nossos lábios: uma pergunta para fisiólogos, claro, mas que momentaneamente evitamos.Estes são todos homens do ressentimento, estes fisiologicamente desgraça- dos e carcomidos, todo um mundo fremente de subterrânea vingança, inesgotável, insaciável em irrupções contra os feli- zes, e também em mascaramentos de vingança, em pretex- 113 genealogia DA moral tos para vingança: quando alcançariam realmente.Esse homem do futuro, que nos sal- vará não só do ideal vigente, como daquilo que dele forçosamente nasceria, do grande nojo, da vontade de nada, 84 S E -i-.-.: A J do niilismo, esse toque de sino do meio-dia e da grande.A ira do cre- dor prejudicado, site de sexo da buceta a comunidade, o devolve ao estado selva- gem e fora-da-lei do qual ele foi até então protegido: afasta-o de si - toda espécie de hostilidade poderá então se abater sobre ele.



A meu ver, Smith incorre no mesmo tipo de erro que indi- gitou em Kaufrnann, no caso de Aujbebung: confunde o sentido especial, "téc- nico que um termo assumiu em outro contexto, num outro autor, com o sentido geral, inespecífico, em que esse vocábulo.
Herbert Spencer (1820-1903 pensador inglês; usou a teoria da evolução no estudo da sociologia e da psicologia.
Aqui jamais negaríamos o seguinte: quem conhecesse aqueles "bons" apenas como inimigos, não conheceria senão inimigos maus, e os mes- mos homens tão severamente contidos pelo costume, ores- peito, os usos, a gratidão, mais ainda pela vigilância mútua, pelo ciúme inter pares entre iguais, que.Devo contra- por a ela, brevemente, a realidade dos fatos: o ideal ascético nasce do instinto de cura e proteção de uma vida que dege- nera, a qual busca manter-se por todos os meios, e luta por sua existência; indica uma parcial inibição e exaustão.Não olhar para trás?O sentimento de culpa, da obrigação pessoal, para reto- mar o fio de nossa investigação, teve origem, como vimos, na mais antiga e primordial relação pessoal, na relação entre comprador e vendedor, credor e devedor: foi então que pela primeira vez defrontou-se, mediu-se uma pessoa.CDD-19.) Índices catálogo sistenüti :o:.ele não se submete a poder algum, acredita, isto sim, na sua primazia perante qualquer poder, na sua incon- dicional distância hierárquica em relação a qualquer poder -ele acredita que nada existe com poder na Terra que não 135 genealogia DA moral receba somente dele.E que mendacidade, para não admitir esse ódio como ódio!Enunciemo-la, esta nova exigência: necessitamos de uma crítica dos valores morais, o próprio valor desses valo- res deverá ser colocado em questão- para isto é necessá- rio um conhecimento das condições e circunstâncias nas quais nasceram, sob as quais se desenvolveram e se modi- ficaram.Por vezes os ferimos - todo aquele que anda com doutores o sabe- até a medula com uma palavra inofensiva, indispomos contra nós nossos amigos doutores no instante em que acreditamos lisonjeá- los, fazemos com que percam a compostura, apenas porque fomos demasiado rudes para.



(17) Eugen Dühring (1833-1921 filósofo e economista político alemão; foi criticado por Friedrich Engels em Anti-Dühring(l878).
O que há de inofensivo no fraco, a própria covardia na qual é pródigo, seu aguardar-na-porta, seu inevitável ter- de -esperar, recebe aqui o bom nome de 'paciência chama-se também a virtu- de ; o não-poder-vingar-se chama-se não-querer-vingar-se, talvez mesmo perdão pois eles não sabem.
No caso de se omitir a preposição quando se traduz - a solução mais elegante, e que adotamos aqui-, o problema é dar uma idéia mais abrangente do que a pretendida pelo autor: a breve narrativa de Freud não constitui uma história do movimento que.

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